terça-feira, 20 de novembro de 2007

De onde vem a violência? Onde ela floresce?

"A violência parte das pessoas que:
  • exploram o trabalho dos outros;
  • são gananciosas;
  • não dividem muito o que têm;
  • acumulam riqueza excessiva;
  • se beneficiam de leis feitas pa elas ganharem mais dinheiro.

A violência caminha lado a lado com pessoas que:

  • têm pouco respeito pelos outros;
  • não são solidárias;
  • querem a justiça funcionando a seu favor"(sempre!)
  • "são autoritárias;
  • não querem dividir o poder com ninguém;
  • são egoístas.

A violência corre solta em um mundo que estimula:

  • a competição;
  • mais ter do que ser;
  • a desconfiança.

Podemos concordar ou discordar de algumas dessas afirmações.Mas uma coisa é indiscutível: por trás de toda a violência está o baixo valor que se dá à vida.

Só vamos conseguir mudar essa situação quando o viver for supervalorizado, quando entendermos que nada é mais valioso do que a vida de uma pessoa."

Postado por: Isabella F.

Autor: Edson Gabriel Garcia

Retirado do: livro "As caras da violência."

"As caras da violência"

O livro "As caras da violência" mostra várias facetas com que a violência se apresenta:

  • FOME:
    "Ser privado de alimentos é uma das formas mais cruéis de violência. Ela fere o principal direito de uma pessoa: a sobrevivência.
    De fome morre mais gente no planeta do que em guerras."
  • CENSURA:
    "A censura é a ação de impedir alguém de se expressar livremente. Ela é sempre feita por alguém que ocupa um cargo de poder.A censura é tanto maior quanto maior é o autoritarismo de quem está no cargo."
  • VIOLÊNCIA FÍSICA:
    "Roubos, assaltos, assassinatos e agressões causam sofrimento às vítimas e são por isso inaceitáveis. As pessoas que os praticam assustam, machugam e traumatizam outras pessoas."
  • FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA:
    "A falta de assistência médica é uma forma de violência. Permitir que uma pessoa sofra e até morra por falta de atendimento médico revela o baixo nível de solidariedade entre nós."
  • CORRUPÇÃO:
    "A corrupção é a violência que nós 'aceitamos', pois não machuca nem assusta. No entanto, a corrupção é o roubo e o desvio de recursos públicos que poderiam ser melhor empregados em educação, saúde, habitação, reforma agrária, etc., dinheiro que poderia ser usado na construção de um país mais justo, mais solidário, ais digno, mais saudável, mais educado."
  • ANALFABETISMO:
    “ Analfabeto é o sujeito que não sabe ler ou escrever, ou sabe muito pouco. Numa época em que precisamos da palavra escrita para quase tudo, ser analfabeto é sofrer violência”
  • VANDALISMO:
    “ A destruição de veículos, objetos e espaços públicos, sem nenhuma razão, é característica da ação dos vândalos. Essa destruição acaba prejudicando quase sempre os mais carentes.”
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:
    “A violência doméstica ocorre dentro da própria família. Geralmente é o marido impondo sofrimento à mulher e os adultos abusando das crianças.”
  • VIOLÊNCIA SEXUAL:
    “A violência sexual é o abuso cometido por uma pessoa contra outra, usando o corpo da vítima para obter prazer. A maior freqüência dessa violência ocorre com mulheres e crianças.”
  • DROGAS:
    “ Tudo o que é consumido pela boca, pelo nariz, pelo sangue e altera o equilíbrio, a lucidez, a emoção e o raciocínio de uma pessoa é droga. Droga, nesse sentido, é uma droga. Coisa ruim. Faz mal ao corpo, à mente, à alma, à emoção. Desequilibra. Torna a pessoa dependente e capaz de atos violentos e irresponsáveis para conseguir mais droga. Os únicos que levam vantagem com a droga são os traficantes.”
    Você consumindo droga, está violentando seu próprio corpo!

Postado por: Isabella F.

Autor: Edson Gabriel Garcia

Retirado do: livro "As caras da violência."

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Fome no mundo: um problema sem solução


Em 1974, durante a Conferência Mundial sobre Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição...”. Portanto, a comunidade internacional deveria ter como maior objetivo a segurança alimentar, isto é, “o acesso, sempre, por parte de todos, a alimento suficiente para uma vida sadia e ativa”.
E isso quer dizer:
* acesso ao alimento: é condição necessária, mas ainda não suficiente;
* sempre: e não só em certos momentos;
* por parte de todos: não bastam que os dados estatísticos sejam satisfatórios. É necessário que todos possam ter essa segurança de acesso aos alimentos;
* alimento para uma vida sadia e ativa: é importante que o alimento seja suficiente tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo.
Os dados que possuímos dizem que estamos ainda muito longe dessa situação de segurança alimentar para todos os habitantes do planeta.


Quais são as causas?
A situação precisa ser enfrentada, pois uma pessoa faminta não é uma pessoa livre. Mas é preciso, em primeiro lugar, conhecer as causas que levam à fome. Muitos acham que as conhecem, mas não percebem que, quando falam delas, se limitam, muitas vezes, a repetir o que tantos já disseram e a apontar causas que não têm nada a ver com o verdadeiro problema. Por exemplo:
A fome é causada porque o mundo não pode produzir alimentos suficientes. Não é verdade! A terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira.
A fome é devida ao fato de que somos “demais”. Também não é verdade! Há países muito populosos, como a China, onde todos os habitantes têm, todo dia, pelo menos uma quantidade mínima de alimentos e países muito pouco habitados, como a Bolívia, onde os pobres de verdade padecem fome!
No mundo há poucas terras cultiváveis! Também não é verdade. Por enquanto, há terras suficientes que, infelizmente, são cultivadas, muitas vezes, para fornecer alimentos aos países ricos!


Postado por: João Victor

Texto escrito por: Alberto Garuti

A fome e a subnutrição


Há dois tipos principais de fome: a aberta, ou epidêmica; e a oculta, ou endêmica. A fome endêmica tem o mesmo significado de desnutrição, que atinge aproximadamente 800 milhões de pessoas no mundo. Já a fome epidêmica, é mais rara, normalmente se manifesta nos períodos de guerra, crises, mudanças climáticas, etc. Significando uma grande ausência temporária de alimentos, o que pode resultar na morte de milhares ou, de milhões de pessoas.
Subnutrição
É definhada como o consumo insuficiente de alimentos por uma pessoa. Especialistas dizem que uma pessoa adulta precisa, em média, de no mínimo 2.500 calorias por dia; o consumo de calorias inferior a esse gera um estado de subnutrição ou de fome endêmica. Um dos grandes aspectos da desigualdade social encontra-se na subdesnutrição, pois em quanto em algumas áreas, principalmente entre pessoas mais ricas, existe um consumo exagerado de comida, gerando graves problemas de saúde relacionados à obesidade, em outras áreas há um consumo insuficiente, sobretudo nas camadas populacionais de baixa renda, ocasionado mortes por desnutrição.

Postado por: João Victor
Texto escrito por: Eliene Percília
Retirado de: http://www.brasilescola.com/geografia/a-fome-subnutricao.htm

Fome


A caso estamos vivendo numa época de mais fome? Segundo o informe do Banco Mundial em setembro de 1996, mais de 800 milhões de pessoas passam fome cada dia, e mais de 500 milhões de crianças não têm alimento suficiente para um desenvolvimento mental e físico adequados. "Cada dia, aproximadamente 40 mil morrem por desnutrição, principalmente na zona rural", declarou o vice-presidente do Banco, Ismail Serageldin.
Segundo Enrique Iglesias, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos anos 90 aumentou para 50% a população da América Latina que se encontra abaixo da linha de pobreza, apesar do crescimento econômico na região. "Além disso, 60% das crianças vivem em lares abaixo dessa linha e 41% dos pobres sofrem de desnutrição."
Lester Brown, presidente da mesa-redonda em Washington, o Worldwatch Institute, declarou: "Ironicamente, numa era de alta tecnologia, de explorações espaciais, de Internet e transplantes de órgãos, em 1996 a humanidade subitamente viu-se diante de um dos desafios mais antigos: como chegar à colheita seguinte." Citando o aumento das perdas de colheitas em 1995 e a frágil condição atual das reservas de alimentos do mundo, ele avisou: "Algo está definitivamente mudando."
Como muitos peritos, o Worldwatch,culpa o aquecimento global por grande parte da fome existente no mundo hoje. O seu relatório "Vital Signs 1996" ("Sinais Vitais de 1996"), informa que na primeira metade da década de 90 chegaram a 48 bilhões de dólares os pagamentos de seguradoras por danos na lavoura relacionados com o clima, em comparação com os 16 bilhões de dólares pagos durante toda a década de 80.
Sir John Houghton, um perito em clima e presidente da Britain's Royal Commission on Environmental Pollution, avisa que ainda estamos para ver os efeitos assoladores do aquecimento global: "Florestas morrerão, doenças como a malária se disseminarão e refugiados famintos estarão cruzando fronteiras à medida que o clima fica mais rigoroso."
Se você lê num ritmo normal, desde que pegou este livro, pelo menos 200 pessoas já morreram de fome. Segundo estimativas conservadoras, a menos que a situação melhore drasticamente, mais de 4 milhões de pessoas morrerão cada ano.
Embora tenha levado toda a História da raça humana até 1830 para a população mundial chegar a um bilhão de habitantes, levou apenas 100 anos para acrescentar um segundo bilhão (1930), 30 anos para o terceiro bilhão (1960), 16 anos para o quarto bilhão (1976), e 11 anos para o quinto bilhões (1987). Espera-se que a população do mundo chegue a 8,5 bilhões até o ano 2030. À medida que a população aumenta, diminui a disponibilidade per capita de terra arável.

simples solução
A terrível ironia é que o mundo tem condições de produzir alimento suficiente para a sua crescente população. Apesar de algumas fomes serem resultado de secas ou outras catástrofes naturais, a maior parte dos problemas de fome no mundo atualmente poderia ser evitada se não fosse o egoísmo e a desumanidade do homem. Guerras, embargos, corrupção nos governos e opressão econômica, tudo isso são sintomas do verdadeiro problema. Enquanto crianças inocentes morrem de fome, algumas nações ricas destroem milhões de toneladas de alimentos para manter os preços altos.
Um artigo da AP diz-nos que o instituto oficial Bread for the World ("Pão Para o Mundo") expressou essa opinião no seu quinto relatório anual:
De acordo com a organização, que faz lobby para programas mais amplos contra a pobreza, "a fome no mundo é conseqüência da falta de valores humanitários".
O seu relatório identifica como maiores causadores de subnutrição a violência, a falta de poder político, a pobreza, a discriminação racial e a situação do meio ambiente.
Se todos simplesmente aprendêssemos a seguir a Regra de Ouro e fizéssemos aos outros o que queremos que nos façam a nós, até mesmo problemas tão assustadores como a fome mundial poderiam ser eliminados.


Postado por: João Victor

Retirado de: http://www.clubedaluz.com.br/Mamae.htm

domingo, 18 de novembro de 2007

A tragédia da fome...

A TRAGÉDIA DA FOME...

Chora a pobre mãe a dor que a consome,
Na miséria do barraco vive seu triste drama:
Ver, agonizante, o filhinho sobre a cama
Debatendo-se sob o guante algoz da fome.

Lamenta revoltada a dor do seu destino,
Chora a infeliz, na sua tristeza imensa,
O vazio que ocupa o interior da despensa,
Sem nada que sacie a fome do pequenino...

Vive a desgraçada a tragédia da fome,
No fogão sem fogo descansa a panela vazia
...Oh, Meu Deus! - Hoje já é o terceiro dia
Que o seu esquálido filhinho nada come.

Já não reza mais... tornou-se descrente,
Sabe que a fome faz contorcer o ventre
Quando nele permanece um vazio enorme...

E antes que a força que lhe resta fuja,
Vai ao pote - retira um copo de água suja
E diz: - Teu chá, filhinho! - Toma e dorme!

Postado por: Isabella G.
Autor do texto: Agenor Martinho Correa
Retrado de: http://www.overmundo.com.br/banco/a-tragedia-da-fome-poesia

Poema --- Violência

''INDIG-NAÇÃO''
nascemos,
vivemos,
não nos convencemos...
de viver neste mundo,
imundo...
corrupção,guerras,violência,
chegamos á decadência.
perturbados,estressados,
porém não conformados.
e sim estagnados,
é de nossa natureza,
ficar parado,vendo,
percebendo,e nada fazendo,
nem se mexendo,
deixando nossas esperanças se acabar,
nossas paciência se esgotar,
nossa flores murchar...
levantemos, sigamos em frente,
pra podermos ter um mundo decente...
um mundo digno da gente...

Postado por: Isabella G.
Autor: Junior Magal
Retirado de: http://sitedepoesias.com.br/poesias/23629

Dados da Fome no Brasil


Dados da Fome, desperdício e desnutrição

A fome e o desperdício de alimentos são dois dos maiores problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos maiores paradoxos de nosso país, já que produzirmos 140 milhões de toneladas de alimentos por ano somos um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo ao mesmo tempo em que temos milhões de excluídos sem acesso ao alimento em quantidade e/ou qualidade para que se mantenham, primeiramente, vivos e, quando assegurada a sobrevivência, com saúde e capacidade adequada ao desenvolvimento humano.

Acreditamos, dadas as tristes características brasileiras, que alimentos eliminados indiscriminadamente poderiam ser aproveitados como principal fonte de combate contra os efeitos da fome, desnutrição e subnutrição. As perdas na cadeia produtiva de alimentos alimentariam 1/3 dos famintos brasileiros. Ou seja, sem se gastar nem mais um centavo com a produção de alimentos, apenas nos dedicando objetivamente a recuperarmos este desperdício, estaríamos oferecendo alimentação a 32 milhões de pessoas que passam fome no país.

É para isto que queremos trazer consciência é para isto que dedicamos nosso trabalho.


Postado por: Isabella G.
Autor da foto: Matt Carr

Não a violência !

Estou postando um link sobre o site rede contra a violencia...
Os parágrafos abaixo explicam como funciona eesa rede e quais os seus propósitos. Para mais informações visite o site http://www.redecontraviolencia.org/Home/10.html .



O que é a Rede?

A Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência é um movimento social independente do Estado, de empresas, partidos políticos e igrejas, que reúne moradores de favelas e comunidades pobres em geral, sobreviventes e familiares de vítimas da violência policial ou militar, e militantes populares e de direitos humanos. A Rede se constrói pela soma, com preservação da autonomia, de grupos de comunidades, movimentos sociais e indivíduos, que lutam contra a violência do Estado e as violações de direitos humanos praticadas por agentes estatais nas comunidades pobres.

Nossos objetivos são:
1) Estimular e promover movimentos permanentes nas comunidades, de prevenção e denúncia da violência estatal, propiciando seu relacionamento e apoio mútuo;

2) Reduzir o número e a freqüência, até a total eliminação, dos casos de mortes e violações de direitos devidas à atividade policial/militar;

3) Exigir do Estado reparação às vítimas e sobreviventes de abusos e violações cometidos por agentes do Estado;

4) Construir na sociedade uma rede de apoio jurídico às comunidades contra a violência policial/militar;

5) Construir na sociedade uma rede de apoio médico, psicológico e social às vítimas e sobreviventes da violência estatal;

6) Construir na sociedade uma rede de denúncias, ao nível nacional e internacional, de casos de violência e violações de direitos pelo Estado nas comunidades;

7) Junto com outros setores da sociedade, lutar contra as causas econômicas, sociais, históricas e culturais, da violência contra as comunidades, da criminalização e preconceitos contra os pobres e da desigualdade social.


Posatado por: Isabella Gomes



Autor da foto: Don Farrall

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Música --- Fome

Não tenho profissão
Não tenho o que fazer
Estou passando fome por causa de voce!
Fome,fome, por causa de você (2x)

To fugindo da corrupção
To passando fome e não tenho solução
Tantos mendigos não tem o que fazer
E você sentado aí não quer nem saber

Fome,fome, por causa de você (2x)

Este é o pais da exploração,
Da falta de moral e da corrupção
Os pobres passam fome e as crianças passam frio
Esse é o pais que se chama Brasil!
Fome,fome, por causa de você! (2x)

Fome!



Postado por: Isabella F.
Autor da música: Dzk
Música retirada de: http://www.vagalume.com.br
Autor da foto: desconhecido
Foto retirada de: http://www.google.com.br

Fome Zero

Programa Fome Zero:

'A Ação Fome Zero trabalha para articular parcerias com a iniciativa privada e disseminar os melhores projetos nas áreas de segurança alimentar, mobilização da sociedade civil e geração de renda. Somos um canal de aproximação entre quem quer ajudar e quem necessita de ajuda.'

Um dos projetos do Fome Zero é a Gestão Eficiente da Merenda Escolar:
'O objetivo do projeto é garantir que os recursos públicos previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar sejam efetivamente gastos em merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias para o desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino do País.'

Mais informações no site http://www.acaofomezero.org.br

Postado por: Isabella F.
Retirado de: http://www.acaofomezero.org.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A campanha contra a violência foi lançada em 04 de outubro de 2000, em português, inglês e espanhol. Com o tema: "O mundo quer paz - seja mensageiro dela" e o lema: "Se deseja paz - combata a violência".
Objetivos:
a) Combater a violência;
b) Levar paz e bem a todos;
c) Promover paz à humanidade;
d) Transformar o ser humano em mensageiro da paz.


Obtenha mais informações em:
http://www.contraaviolencia.org/ACampanha.asp

Postado por:Luisa
Retirado de :http://www.contraaviolencia.org/

Charge política


A verdadeira realidade de um país chamado Brasil!
Postado por: Isabella G.
Autor da frase: Isabella G.
Autor da imagem: Desconhecido

domingo, 11 de novembro de 2007




Postado por: Isabella F.

Autor: Birgit Utech

Preconceito...

O assunto 'Discriminação racial' é quando uma pessoa discrimina outra pessoa de cor diferente, chamando de qualquer palavriado. Pode acontecer da pessoa que discriminou pagar uma multa alta ou até ir para a cadeia. Isto pode ocorrer em vários lugares, na rua, nas faculdades, por torcedores furiosos. No Brasil ocorre muito isso. Nas faculdades tem as cotas que permitem estudar pessoas de outra cor como negros, mestiços, indígenas, caboclos, etc. Há pessoas que agem de uma certa forma que é errada, como em uma torcida, por exemplo, tem um jogador negro que perde um penalti, os torcedores chamam-o de negão, macaco, feioso, etc.
Existe discriminação racial no Brasil em qualquer lugar. Se uma pessoa negra entra no banco, ela é discriminada, se ela entra numa loja chique ela é discriminada, muitas mães não deixam seus filhos serem amigos de colegas de classe por ele ser negro...
Os negros acabam tendo preconceito contra eles mesmos, se sentindo inferiores em relação a pessoas 'diferentes'.


Postado por: Isabella F.
Autor:João Victor

Foto retirada de: http://www.gettyimages.com.br/
Autor da foto: Simon Battensby

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

BASTA!

BASTA!
Pra que tanta dor? Quantos ainda vão ter de ser vitimas do preconceito pra gente acordar e perceber que isso não leva a nada. Preconceito é pura ignorância,como podemos ser civilizados com se agimos que nem canibais espancando índios,negros,pessoas de outros movimentos,como o exemplo do garoto que foi desfigurado por um grupo de punks.A musica,o movimento Punk não foi criado com esse intuito,não era pra ser um movimento violento.E quantos índios já morreram sem ter feito nada,só por ser índio?Quantos negros ainda vão ter que ser espancados por esses garotos de classe media que acham que são os donos do mundo?Ta na hora de abrir o olho e dizer não a tudo isso, ta na hora de aprender a respeitar as diferenças.

Postado por: Luisa
Autor: Luisa


Não devemos julgar COR, OPÇÃO, VIDA,RELIGIÃO ... mais sim as virtudes de um
Coração

Postado Por:Luisa

Autor:Luisa

Fotógrafo/artista: David De Lossy



"Não é dificil de se ver
alguém sendo discriminado
Nas ruas, nos ônibus ou em lugar privado
Todos nós temos direitos e se queremos mantê-los
Temos que ter um pouco
Um pouco de respeito
Por isso eu não aceito
Qualquer preconceito
Temos que tratar os outros como queremos ser tratados
Negros, japoneses, índios e judeus
Somos todos iguais, diferenças jamais."


Postado por:Luisa
Autor:Os Excluídos - Ronaldo E Juca
Retirado de:http://www.vagalume.com.br

quinta-feira, 8 de novembro de 2007


"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos."
Postado por:Luisa

"Em quanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos havera guerra."


Postado por:Luisa


Preconceito


Preconceito Étnico


Esse preconceito vem de antigamente,porque antes os negros eram considerados "amaldiçoados",a igreja católica,antigamente,dizia que os descendentes de Caim,o que matou seu irmão Abel,teriam uma marca na pele.

esse é um dos motivos de terem esse preconceito.


"preconceito não leva a nada"



Postado por:Luisa

Autor:Livia

Foto retirada de:www.gettyimages.com.br

Autor:desconhecido

Preconceito Social


Uma das formas mais comuns de preconceito no Brasil e em países onde a desigualdade se torna bem visível, num nível acentuado é o preconceito social.

O que chamaríamos de preconceito social?


Pobres de um lado da calçada ,

Ricos do outro lado?


Nem sempre, eles podem muito bem estar juntos, estar conversando que se percebe o grau de indiferença no olhar de cada um, ou, o olhar dos dois.


Muito se engana quando acham que o preconceito social acentuasse na classe mais rica, pois esquecemos que o pobre também relata atos de indiferença ao observar erroneamente tipo de roupa, carro, casa e fazer seu pré-julgamento. Chegamos ao meu ver, uma guerra, e qual país poderia refletir isso melhor do que o Brasil, onde dados comprovam e nos envergonham perante um mundo.


Um dos vinte mais ricos países do mundo com uma das dez piores distribuições de renda. Um país de dimensões continentais que não é preciso dizer, somente Região Sul e Nordeste, mas sim dentro da mesma cidade como em São Paulo, uma das maiores metrópoles do Mundo, se vê em Capão Redondo uma situação e em Alpha Ville, dois locais tão próximos, na mesma região, mesma cidade, com situações tão diferentes. O maior atenuante depois da má distribuição de renda é a falta de educação que é conseqüência de uma administração falida, trazendo baixa cultura aos povos mais pobres e assim faz-se com que alguns se sintam inferiores e outros com um andar acima de superação social.


Creio que dos preconceitos é o mais fácil para se acabar, porque vemos que o preconceito social é gerado pela falta de investimentos numa área do nosso país e não tem si quer atenuantes hereditários como o que acontece no racismo. Se aprofundarmos na questão social; veremos que dependerá, no caso do Brasil de não somente uma mudança de governo e média de cinqüenta anos de investimento na educação, e sim também de mudar a mentalidade das classes dominantes desse país que é inaceitável apenas uns 10% obter a renda final de mais de 55% dos brasileiros. Vemos também o preconceito social acentuado pela classe média, que grande parte é pior do que a classe dominante, pelo falto de se acharem mais afetada pela miséria no país.


A classe média (uma grande parte) poderia ser chamada de estúpida por tentar acreditar que é mais importante do que os oriundos da pobreza.


Se sentem superiores e são profundos egoístas em pensarem que tendo casa, carro, uma condição boa e um papel decisivo na sociedade. Se sentem no direito de julgar por meio de sua condição na sociedade, achando que o dinheiro é tudo, é único, mesmo nunca chegando a obter o que as classes dominantes têm.


A classe média é a mais inconstante das classes do nosso país, hora são aqueles consumidores ascídios ao luxo, a tecnologia, e hora passasse a classe mais afetada nas transformações econômicas.


Chamo a classe média de inconstante pelo tom de vulgaridade presente nos seus componentes, de acharem que domina o sistema, coisa feita pela classe mais alta, a dominante. E ao mesmo tempo a classe que sofre os maiores problemas, coisa da classe pobre, por não terem a quem recorrer e se defender, por se ver sempre na mesmice de poder viver a vida inteira pobre, por precisar da oportunidade de alguém que não é como eles, por sofrerem a descriminação dos setores dominantes da sociedade.


A classe média apenas só não é mais pobre por questões de cultura e de importância para o mercado? ,precisamos de alguém para consumir assustadoramente os nossos produtos?, dizia o presidente da PARMALAT no Brasil, uma das maiores empresas alimentícias do mundo que tinha produtos direcionados para a classe média.


Os ricos têm seu constante grau de facilidade em qualquer área social, a classe média, consome e domina a opinião publica no nosso país desde que seja interesse do rico, e o pobre?


Será que as classes pobres estarão sempre presas ao egoísmo dos ricos, e ao medo da classe média, será que o pobre sempre será excluído dos privilégios da evolução e continuará não tendo acesso a educação, ao lazer, sempre com o futuro já escrito por aqueles que precisam de mão de obra barata e frágil às ameaças de um certo governante. Até quando eu terei que descrever o preconceito social focando exclusivamente o nosso país? O Brasil.
Postado por :Isabella G.
Autor do texto: Leonardo Koury Martins
Texto retirado de: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/09/290721.shtml
Autor da imagem: Desconhecido

PRECONCEITO ÉTNICO !


Postado por: gleyce caroline
Autor : Desconhecido


"A união faz a força!"



Postado por: Gleyce Caroline!
Autor da frase:Desconhecido!
Autor da frase:Desconhecido!

Preconceito Étnico:

Kon Klusn Clan, com essa palavra que eu gostaria de que começasse o preconceito racial, para mostrar que até mesmo nos dias de hoje em países sofisticados e ricos como EUA, acontece preconceito racial. Mas seguindo os caminhos da história vamos bem a era da civilização romana que começou a acentuar esse preconceito. Os preconceitos como o racial começou como desculpa de que um era superior a outro, isso os dava direito a usar o mais fraco para trabalhos como servos e escravos. Assim nos indagamos, somente os romanos? Não a civilização Egípcia usou também esse preconceito para ter mão de obra escrava, hoje admiramos a beleza dos monumentos sem imaginar o quanto sofreram aqueles servos. O preconceito racial nem sempre se dá a negros e brancos como vemos, mas sim a diferença de cultura, etnia, coisas que diferenciem raças dentro de uma mesma composição global. Infelizmente esse preconceito sempre originou pela ganância, porque jamais poderíamos dizer que pela cor da pele ou pelo dialeto falado um é mais forte ou mais fraco, mais inteligente ou com menos capacidade de absorver conhecimento do que outro povo. Somos todos do mesmo fruto, diferenciados somente pelo meio, pelas tradições, mas a ganância ai sim do homem branco por volta do século XV e suas ações expansionistas precisavam de alguém que fosse funcionário gratuito dos feudos, originando assim um maior lucro. Digo que o preconceito racial é o mais vergonhoso de todo preconceito da humanidade porque ela própria usou seu ser para uso de venda, como se o ser humano por ter uma cor diferente fosse inferior, dado como mercadoria. Tristemente temos que reconhecer que essa história veio se repetindo do mercantilismo e meio que acabando com as revoluções sociais e populares do século XVIII. Saber que seu próximo tinha tratamento que nem mesmo os animais mereciam para que trabalhassem mais, sendo tirados de suas terras e tratados como objetos nas mãos das oligarquias e originando assim quase que um caos no nosso sistema humano. É sem duvida o maior erro da história do homem. Mas com o tempo se passando, alguns países como o Brasil puderam originar raças mestiças que deixaram um pouco de acentuar a discriminação tão presente na escravidão. Vemos infelizmente até os dias de hoje, tanto numa piada como sobre negros quanto numa conversa informal que dentre uma discussão sai à palavra ?preto?, ou então ?crioulo?, como se negro ou qual raça que seja fosse inferiorizada pela cor de sua pele ou pelo modo de sua cultura. Kon Klusn Clan para nem não sabe a palavra, mas com certeza em filmes ou em documentários já viram dos americanos brancos encapuzados pregando o fim dos negros, e os tratando como raça supérflua ao seu país. Saber que o Sul dos EUA, principalmente no Tenesse, local onde nasceu essa organização o preconceito resiste ao longo do tempo, é um atraso na nossa sociedade. Mas o fato mais marcante do preconceito foi na Segunda Guerra Mundial, onde a conseqüência desta mesma foi o extermínio de média seis milhões de judeus. Todos estes exterminados por uma desculpa de raça inferior, mas os atenuantes eram que a Alemanha estava acentuada em uma crise econômica e colocada toda a mão de seus credores, os judeus, povo sem pátria que corriam atrás de comércio lucrativo, donos de bancos. Assim um grito de independência era esse de superação da raça ariana, onde um padrão de pessoas obs: (Adolf Hitler não tinha nenhuma media e nenhuma característica desse padrão ariano e era austríaco) poderiam assumir o comando de um mundo, usando o imperialismo aqueles que eram Considerados inferiores. Talvez o maior massacre da história da humanidade, a maior vergonha, que demonstra a vontade do ser humano superar o outro por motivos nada plausíveis. O preconceito racial é e sempre foi alimentando por razões discutíveis e pelo ódio e ganância do próprio ser humano.

Postado por: Gleyce Caroline
Autor: Leonardo Koury Martins
Retirado de:http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/09/290721.shtml

Preconceito Intelectual:




Alguns devem se indagar, porque do nome preconceito intelectual? Preconceito intelectual ou descriminação de pensamento e escolhas, vem do mesmo sentido, de você não poder imaginar ou supor, querer ou desejar abertamente algo ou alguém.
Vemos o preconceito intelectual; presente na opção sexual de alguém, o homossexualismo, seja ele aberto ou não é uma escolha de cidadão para cidadão, como a cor do carro ou a roupa a vestir. Obviamente o preconceito tem que ser reprimido quando passasse ao constrangimento de terceiros, porque como se trata de um pensamento não se pode obrigar a estes mesmos a aceitação dessa mentalidade.
O mínimo e justo do preconceito intelectual que pode ser aplicado é o respeito pela opinião.
O preconceito intelectual não se trata somente de homossexualismo, logicamente se diversifica pelo motivo de que os pensamentos num ser é infinito.
Escolher um time ou algo derivado do esporte é sofrer de uma ofensa até mesmo uma agressão, ou até mesmo a morte, muito visto na Europa, onde ingleses e holandeses não se aceitam dentro do mesmo estádio é também um modo de preconceito que se agrava com a violência por um motivo tão banal.
O maior caso de preconceitos intelectuais vê nos países que sofrem ditadura, onde aqueles que se colocam contra um regime por questões éticas ou ideológicas são espancados, retirados de seu país, mortos por quererem acreditar que uma forma de governo é errada.
O preconceito intelectual ou de pensamento no mundo, na parte política foi somente uma desculpa para acabar com aqueles que ameaçavam um sistema dominante.

Postado por: Isabella F.
Autor do texto: Leonardo Koury Martins
Autor da foto: desconhecido

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Preconceito social ='(

Preconceito= pré conceito
Social= ricos/ pobres
Preconceito+social= preconceito de ricos contra pobres ou vice-versa.


O preconceito social é uma conclusão sem fundamento e errada (na maioria das vezes) tirada por uma classe social em relação à outra.
Muitas pessoas acham que, só porque uma determinada pessoa é pobre de dinheiro, ela tem que ser pobre de honestidade, pobre de amor, pobre de inteligência...
A série "Malhação" está tratando desse fato:
Gustavo (Rafael Almeida) e Angelina (Sophie Charlotte) estão namorando. Mas a mãe dele, Daisy (Silvia Salgado) não quer aceitar esse fato simplismente porque ele é rico e ela é pobre.
Mas não existe só o preconceito de rico contra pobre, o pobre também discrimina o rico. Por ele ser rico de dinheiro, os outros acham que ele é rico de ignorância, rico de frieza, rico de futilidade...
Existem muitos pobres que são ricos de honestidade, de respeito, de esperteza, e existem muitos ricos que são pobres de maldade, de tristeza, de futilidade. Só que infelizmente muitos nem conhecem as pessoas direito e já as discriminam.


Pensem numa coisa: o preconceito é igual à bolinha de ping-pong, vai e volta !



Postado por: Isabella F.
Autor do texto: Isabella F.
Autor da foto: desconhecido
Foto retirada de:
http://www.google.com.br/

O blog abaixo fala sobre uma campanha chamada "Aprendendo com as diferenças" que foi criada no dia 21 de março, no Dia Internacional da Síndrome de Down.

Entre nesse blog e confira!!!!!!

http://brasilumpaisdetodos.blogspot.com/2007/03/campanha-contra-o-preconceito.html


Postado por: Isabella F.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Síndrome de Down
"Páginas da Vida, em seu papel social, quase sempre presente nas telenovelas de Manoel Carlos, escolheu para abordar a síndrome de Down e o preconceito existente no Brasil contra os seus portadores. Na trama, Clara, a filha da personagem Nanda, criada por Helena, era uma portadora. A telenovela mostrou a luta da mãe em encontrar uma escola que aceitasse a inclusão de sua filha em uma turma não-especial, na qual Clara pudesse crescer junto aos demais. Além disso, a atriz que interpretava a menina, Joana Mocarzel, era uma portadora real da síndrome de Down. Mocarzel foi homenageada em Portugal nos Globos de Ouro."
Postado por:Luisa

Rejeição em casa e no mercado de trabalho
Na maioria das vezes, o preconceito contra quem tem Síndrome de Down começa em casa. A assistente social Cecília Lima de Souza revela que há pais que, principalmente das classes mais abastadas, escondem seus filhos portadores de necessidades especiais com medo dos comentários do meio social. "São como animais criados em cativeiros", repudia.
A especialista explica que essa rejeição familiar causa traumas ainda maiores e prejudica o desenvolvimento dos portadores. Segundo ela, na maioria das vezes a família aceita a situação porque se trata de um filho. "A aceitação é muito difícil porque todos querem ter filhos perfeitos."
Essa perfeição buscada pelos familiares de quem tem Down, segundo ela, é algo impossível porque todos os seres humanos têm limitações. A assistente social orienta que os portadores da síndrome não sejam excluídos da afetividade nem da sociedade
Se na família o preconceito é grande, no mercado de trabalho a situação é ainda pior. Não há um único caso de Síndrome de Down trabalhando nos órgãos públicos ou em empresas privadas do Acre.
A falta de oportunidade de trabalho é creditada por Cecília Lima de Souza à insensibilidade dos empresários acreanos, "que agem com preconceito e sem visão global de gerar empregos".
Habilidoso com os trabalhos manuais, Francisco das Chagas da Silva Garcia, 25, furou o bloqueio e trabalhou durante poucos meses como garçom num hotel da cidade. Saiu porque os outros colegas zombavam da sua condição e mostravam revistas masculinas a ele. "Saí porque sou evangélico e não gosto de ver mulher pelada. Mas estou atrás de emprego para comprar roupa, sapato e um celular para minha mãe me encontrar quando quiser", explica.


Postado por:Luisa


Autor:desconhecido

Sindrome de Down


O Down Não Tem Preconceito, e Você?

faffi_Silvia Giovatto (caso verídico)


"Semana passada Jazinha levou Carminha ao posto de saúde local para tomar vacina contra febre amarela..Quando estavam na fila entrou uma mãe carregando seu bebê portador da Síndrome de Down.Carminha vendo a criança disse:

- Olha mamãe, ela é igual a eu, posso ir lá?

antes que Jazinha respondesse Carminha ja acarciava e beijava o Bebê em seu colo, dizendo com muito carinho:

- Como é linda!

A mãe da criança assistia a cena maravilhada, encantada em saber que seu bebê iria crescer, andar ficar uma menina esperta como Carminha..Jazinha emudeceu ao ver que sua menina sabia que era diferente das outras crianças, coisa não sentida até aquele momento,"Ela é igual a eu" - palavras que martelavam em sua cabeça, até que a mãe da criança aproximou-se com um doce sorriso e disse:

- É sua filha?

Jazinha balançou a cabeça afirmativamente.

A mãe continuou:

- Ela é muito linda. Que luz imensa ela carrega no coração.

As duas se abraçaram comovidas, certas de que ter filhos especiais não é difícil, eles podem agir e pensar como qualquer um de nós, é só lhes dar oportunidade para serem gente como a gente... "


Postado Por:Luisa


Autor:faffi_Silvia Giovatto

domingo, 4 de novembro de 2007

Nós julgamos muito as pessoas preconceituosas, dizendo que elas estão erradas, que ser preconceituoso é muito feio, mas dificilmente dizemos como essas pessoas pode melhorar, o que elas têm que fazer para melhorar.

Pesquisando na internet, eu achei um blog que dizia o seguinte:

"Eu acredito que, para acabar com o preconceito na sociedade nós temos que acabar com o nosso primeiro. E uma maneira de acabar com o nosso preconceito, é conhecendo mais profundamente a classe de pessoas das quais nós temos o preconceito. Eu não saberia apontar exatamente as pessoas que eu tenho preconceito e por isso tento me informar bastante sobre a vida das pessoas diferentes de mim. Mesmo por que conhecendo não pode haver mais preconceito. Aí já seria discriminação que é muito pior, mas que nós fazemos às vezes até sem perceber."[...]

Quem quiser entrar nesse blog, o link é: http://porummundosempreconceitos.blogspot.com/


Postado por: Isabella F.
Autor do trecho: Samir de Sena Osório
Retirado de :http://porummundosempreconceitos.blogspot.com/2007/03/como-acabar-com-o-preconceito.html

Poesia...

Preconceito

Sabe por que eu te olho assim?
Porque você é diferente de mim
É verdade...
Você não pode andar
Mas você pode pensar
E eu não posso perder meu tempo
Preciso correr e se te esperar
Você vai me atrapalhar

Prostituta eu sei que é
Por isso não se aproxime
Quero você bem longe
Você faz parte do mundo do crime

Você não é normal
E eu nem sei, pra dizer a verdade
O que é Síndrome de Down
Será mesmo que não me fará mal?
Sua aparência é estranha
Não quero que fique perto de mim

Sua cor me incomoda sim
Você é um negroDiferente de mim
Não posso me misturar
O que os outros vão pensar?

Fique bem longe de mim
Não posso me arriscar
Sabe-se lá o que fez
Para o HIV contrair
Muito bem, você acertou
Eu sou o Preconceito sim
Entro nas pessoas diferentes
Só pra ver o que elas sentem

Postado por: Isabella G.
Autor: Augusta Schimidt
Retirado de: http://www.amoremversoeprosa.com/cirandas/394preconceito.htm

Frases importantes!

*Frases sobre o preconceito:
Postado por: Isabella G.


É isso que nós temos que fazer: gritar NÃO AO PRECONCEITO!


Postado por: Isabella F.
Foto retirada de: www.google.com.br
Autor da frase: Isabella F.

"Preconceito"

Não olhe assim para mim,
eu não o vejo, mas eu o sinto
e dói profundamente em mim
sentir as suas reticências...

Se puder me ajudar, eu agradeço,
mas não me trate com tanto desprezo
só porque não posso andar!
Eu vejo, sinto e penso, no que você faz...

Eu sei o que está pensando:
que eu não merecia estar aqui,
mas eu sou só uma prostituta,
jamais poderia lhe ferir...

De onde será que você acha que eu vim
para me estranhar tanto assim...
acalme-se, não vou lhe fazer mal,
sou só um ser humano com síndrome de Down...

Sim, eu sei, a minha cor lhe incomoda.
A natureza me fez negro, não me importa
porque se isso lhe faz alguma diferença
está em você o defeito, é sua a natureza torta...

É verdade, sou portador do virus HIV.
Minha morte virá mais rápida que a sua
mas esse abraço, se você me der
não irá matá-lo junto comigo...
...

É assim que eu me agarro nas pessoas,
que eu entro em suas almas e nelas me deito...
Sou o pior dos parasitas desse mundo,
meu nome é Preconceito!

Postado por: Isabella F.
Retirado de: http://www.amoremversoeprosa.com/cirandas/394preconceito.htm
Autor: Tere Penhabe

Lixo no Lixo


Lixo no Lixo


Você sabe o que o negro, o deficiente, o analfabeto, o homossexual, o religioso e o pobre têm em comum?
O preconceito.
Uma coisa assim não deve existir! Afinal, preconceito, com sugere o próprio nome, é um conceito que se tem de uma pessoa antes mesmo de conhecê-la. Agora, se você puder, me explique como se pode julgar alguém se você nem o conhece. Não sabe nem como ela age ou pensa e já sai olhando-a de cima a baixo com ar de superioridade.
Só há uma coisa a fazer com preconceito que existe em você, amasse-o bem e jogue-o no fundo da lata de lixo!

Postado por: Isabella G.
Autor: Isabella G.
Autor da imagem: Desconhecido

O que é, o que é?

O que é que, muita gente, sem perceber, tem?
O que é que existe de várias formas e cores?
O que é que você pode sofrer a qualquer momento?

Acertou se respondeu PRECONCEITO.

Postado por: Isabella G.
Autor: Isabella G.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

PRECONCEITO

Forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas. O racismo e o etnocentrismo defendem e praticam a superioridade de povos e raças.
Alguns preconceitos étnicos: “Todo cigano é ladrão.” "O judeu é perverso": v. Anti-semitismo. "Os índios em geral são improdutivos e preguiçosos"; "Todo negro é adepto de feitiçaria". Outros preconceitos: a mulher no volante e o velho vagaroso são ridicularizados e acabam excluídos. Há patrões que defendem: "A todo operário falta a inteligência”. O pobre que "nada tem" (não contribui financeiramente, não compra, não paga imposto) e "nada sabe", é marginalizado na sociedade. Não vendo a sua participação valorizada, ausenta-se. Em seguida, os pobres são acusados de apatia, preguiça, ingenuidade e de fuga nas festas. Finalmente lembramos aqui os preconceitos moralistas contra o corpo nu, contra a dança, a umbigada. E o preconceito contra a magia.
O preconceito pode ser motivado pelo medo. Falta a coragem de ir conhecer um terreiro do candomblé, de visitar um doente com aids. O medo da lepra tem uma história milenar.
É um erro achar que a religiosidade, o folclore e toda a cultura popular não devem mudar e que precisam ser protegidas e conservadas em seu estado original e puro. Pensando bem, a cultura do pobre é sua vida. A cultura e a religiosidade popular são dinâmicas e mudam constantemente. O protagonista da mudança é o próprio povo livre, consciente e resistente.
Postado por: Isabella G.
Autor: Fr. Francisco van der Poel

Será...


Será que é isso mesmo que acontece no Brasil ?
Será que todos têm direitos iguais ?
Será que ninguém discrimina ninguém ?
Será que VOCÊ não discrimina ninguém ?
Tente responder essas perguntas e, se todas as respostas forem "negativas", é porque está na hora de mudar, ou melhor, já passou da hora de mudar!
Postado por: Isabella F.
Autor: Isabella F.
Foto retirada de: http://www.google.com.br/

Quais os tipos de preconceito

O que é preconceito? Como o nome já diz é o pré-conceito,ou seja, uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados. Há inúmeros tipos de preconceito, mas abaixo estão os principais:

Preconceito à outra cor - É denominado de racismo e existe principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos etc...

Preconceito contra loiras- Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?

Preconceito à outra religião - Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.

Preconceito contra as mulheres - É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente à costurar e cozinhar.

Preconceito quanto a classe social - Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo: "Isso é coisa de pobre..", ou vice-versa.

Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual - Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.

Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade - A maioria dos brasileiros critica os norte-americanos, apesar de estar sempre os imitando. Brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Precisamos aprender que nem todo português é burro e nem todo brasileiro é malandro.

Postado por: Isabella F.
Autor: desconhecido

Diferenças étnicas não existem!

Não existe tal coisa como racismo, pois afinal, só existe a raça humana!E os mais afetados pelo racismo são os próprios racistas, que acabem se destruindo por dentro!

Postado por: Isabella G.
Autor de imagem: Desconhecido

Frases sobre o preconceito:

"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos."
Autor: Bob Marley

"Nunca é tarde para abrirmos mão dos nossos preconceitos."
Autor: Henry Thoreau

"O preconceito é a unica defesa dos pobres de espirito."
Autor: desconhecido

"Eles riem de mim porque sou diferente, eu rio deles porque são todos iguais...!"
Autor:desconhecido

Depois de ler essas frases, você ainda tem preconceito ?
Pense bem sobre isso !!!!

Postado por: Isabella F.

Racismo em pleno séc. XXI

Ser diferente...é normal

O racismo (mesmo sendo apenas invenção das pessoas) dificulta muito a vida de negros e índios no Brasil. Essas etnias, mesmo estando em maior parte que os “homens brancos”, sofrem grande preconceito no Brasil, ainda no século XXI.
Eles são humilhados, espancados e, muitas vezes, perdem a grane chance de sua vida só pelo fato de que são diferentes. Ser diferente não é ruim, na verdade, é até bom. Já pensou do que seria o mundo se todas as pessoas fossem exatamente iguais? Não sei se concordam comigo, mas acho que seria um horror, uma chatice e tudo seria monótono demais.
Conclusão: ser racista é tolice e isso só vai atrapalhar seu relacionamento com outras pessoas; pois, hoje, da mesma forma que existem racistas, existem os que concordam comigo e eles estão em maioria!
Então não se esqueça: Diga NÃO ao racismo!


Postado por: Isabella G.
Autor: Isabella G.

Preconceito NÃO !


"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra."
Autor da frase: Bob Marley
Autor da foto: desconhecido
Postado por: Isabella F.

Queremos Paz!


O caminho da Paz

Como já dizia Gandhi: “A PAZ é o caminho!”, mesmo que ele seja tortuoso e cheio de atalhos, nos quais você, às vezes, se perde. Mas isso não quer dizer que você não seja “da paz”. A paz não é só um caminho; é também uma cultura, uma construção na qual não pode faltar nenhum tijolo... É tudo muito importante, muito necessário. Ela nem é tão difícil de promover... Você pode fazê-la de qualquer jeito: pode doar coisas necessárias a instituições de caridade, visita-las, amar, ajudar ao próximo, fazer pessoas sorrirem, entre muitos outros.
Esse blog, por exemplo, foi criado para promover a paz e mostrar-lhes o quanto ela é importante para a conquista de um mundo melhor! Não é só preciso acabar com a fome, com a pobreza e com a miséria. É prciso PAZ (na verdade, educação para paz) para também se obter amizade, convivência, amor, união. Somente quando tudo isto já estiver em andamento, o mundo vai poder melhorar e consequentemente, todos os problemas iriam desaparecer também!!
O MUNDO PEDE PAZ!!
Postado por: Isabella G.
Autor do texto: Isabella G.
Autor da imagem: Desconhecido