terça-feira, 20 de novembro de 2007

"As caras da violência"

O livro "As caras da violência" mostra várias facetas com que a violência se apresenta:

  • FOME:
    "Ser privado de alimentos é uma das formas mais cruéis de violência. Ela fere o principal direito de uma pessoa: a sobrevivência.
    De fome morre mais gente no planeta do que em guerras."
  • CENSURA:
    "A censura é a ação de impedir alguém de se expressar livremente. Ela é sempre feita por alguém que ocupa um cargo de poder.A censura é tanto maior quanto maior é o autoritarismo de quem está no cargo."
  • VIOLÊNCIA FÍSICA:
    "Roubos, assaltos, assassinatos e agressões causam sofrimento às vítimas e são por isso inaceitáveis. As pessoas que os praticam assustam, machugam e traumatizam outras pessoas."
  • FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA:
    "A falta de assistência médica é uma forma de violência. Permitir que uma pessoa sofra e até morra por falta de atendimento médico revela o baixo nível de solidariedade entre nós."
  • CORRUPÇÃO:
    "A corrupção é a violência que nós 'aceitamos', pois não machuca nem assusta. No entanto, a corrupção é o roubo e o desvio de recursos públicos que poderiam ser melhor empregados em educação, saúde, habitação, reforma agrária, etc., dinheiro que poderia ser usado na construção de um país mais justo, mais solidário, ais digno, mais saudável, mais educado."
  • ANALFABETISMO:
    “ Analfabeto é o sujeito que não sabe ler ou escrever, ou sabe muito pouco. Numa época em que precisamos da palavra escrita para quase tudo, ser analfabeto é sofrer violência”
  • VANDALISMO:
    “ A destruição de veículos, objetos e espaços públicos, sem nenhuma razão, é característica da ação dos vândalos. Essa destruição acaba prejudicando quase sempre os mais carentes.”
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:
    “A violência doméstica ocorre dentro da própria família. Geralmente é o marido impondo sofrimento à mulher e os adultos abusando das crianças.”
  • VIOLÊNCIA SEXUAL:
    “A violência sexual é o abuso cometido por uma pessoa contra outra, usando o corpo da vítima para obter prazer. A maior freqüência dessa violência ocorre com mulheres e crianças.”
  • DROGAS:
    “ Tudo o que é consumido pela boca, pelo nariz, pelo sangue e altera o equilíbrio, a lucidez, a emoção e o raciocínio de uma pessoa é droga. Droga, nesse sentido, é uma droga. Coisa ruim. Faz mal ao corpo, à mente, à alma, à emoção. Desequilibra. Torna a pessoa dependente e capaz de atos violentos e irresponsáveis para conseguir mais droga. Os únicos que levam vantagem com a droga são os traficantes.”
    Você consumindo droga, está violentando seu próprio corpo!

Postado por: Isabella F.

Autor: Edson Gabriel Garcia

Retirado do: livro "As caras da violência."

5 comentários:

Anônimo disse...

ñ ajudou em nada!

Anônimo disse...

isso é uma coisa louca! mas não me ajudou a saber o que queria

Anônimo disse...

olha eu gostei me ajudou muito

Anônimo disse...

Este resumo me ajudou, vou passar pra frente.

Anônimo disse...

vlw ajudou mtoo!!