segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Fome


A caso estamos vivendo numa época de mais fome? Segundo o informe do Banco Mundial em setembro de 1996, mais de 800 milhões de pessoas passam fome cada dia, e mais de 500 milhões de crianças não têm alimento suficiente para um desenvolvimento mental e físico adequados. "Cada dia, aproximadamente 40 mil morrem por desnutrição, principalmente na zona rural", declarou o vice-presidente do Banco, Ismail Serageldin.
Segundo Enrique Iglesias, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos anos 90 aumentou para 50% a população da América Latina que se encontra abaixo da linha de pobreza, apesar do crescimento econômico na região. "Além disso, 60% das crianças vivem em lares abaixo dessa linha e 41% dos pobres sofrem de desnutrição."
Lester Brown, presidente da mesa-redonda em Washington, o Worldwatch Institute, declarou: "Ironicamente, numa era de alta tecnologia, de explorações espaciais, de Internet e transplantes de órgãos, em 1996 a humanidade subitamente viu-se diante de um dos desafios mais antigos: como chegar à colheita seguinte." Citando o aumento das perdas de colheitas em 1995 e a frágil condição atual das reservas de alimentos do mundo, ele avisou: "Algo está definitivamente mudando."
Como muitos peritos, o Worldwatch,culpa o aquecimento global por grande parte da fome existente no mundo hoje. O seu relatório "Vital Signs 1996" ("Sinais Vitais de 1996"), informa que na primeira metade da década de 90 chegaram a 48 bilhões de dólares os pagamentos de seguradoras por danos na lavoura relacionados com o clima, em comparação com os 16 bilhões de dólares pagos durante toda a década de 80.
Sir John Houghton, um perito em clima e presidente da Britain's Royal Commission on Environmental Pollution, avisa que ainda estamos para ver os efeitos assoladores do aquecimento global: "Florestas morrerão, doenças como a malária se disseminarão e refugiados famintos estarão cruzando fronteiras à medida que o clima fica mais rigoroso."
Se você lê num ritmo normal, desde que pegou este livro, pelo menos 200 pessoas já morreram de fome. Segundo estimativas conservadoras, a menos que a situação melhore drasticamente, mais de 4 milhões de pessoas morrerão cada ano.
Embora tenha levado toda a História da raça humana até 1830 para a população mundial chegar a um bilhão de habitantes, levou apenas 100 anos para acrescentar um segundo bilhão (1930), 30 anos para o terceiro bilhão (1960), 16 anos para o quarto bilhão (1976), e 11 anos para o quinto bilhões (1987). Espera-se que a população do mundo chegue a 8,5 bilhões até o ano 2030. À medida que a população aumenta, diminui a disponibilidade per capita de terra arável.

simples solução
A terrível ironia é que o mundo tem condições de produzir alimento suficiente para a sua crescente população. Apesar de algumas fomes serem resultado de secas ou outras catástrofes naturais, a maior parte dos problemas de fome no mundo atualmente poderia ser evitada se não fosse o egoísmo e a desumanidade do homem. Guerras, embargos, corrupção nos governos e opressão econômica, tudo isso são sintomas do verdadeiro problema. Enquanto crianças inocentes morrem de fome, algumas nações ricas destroem milhões de toneladas de alimentos para manter os preços altos.
Um artigo da AP diz-nos que o instituto oficial Bread for the World ("Pão Para o Mundo") expressou essa opinião no seu quinto relatório anual:
De acordo com a organização, que faz lobby para programas mais amplos contra a pobreza, "a fome no mundo é conseqüência da falta de valores humanitários".
O seu relatório identifica como maiores causadores de subnutrição a violência, a falta de poder político, a pobreza, a discriminação racial e a situação do meio ambiente.
Se todos simplesmente aprendêssemos a seguir a Regra de Ouro e fizéssemos aos outros o que queremos que nos façam a nós, até mesmo problemas tão assustadores como a fome mundial poderiam ser eliminados.


Postado por: João Victor

Retirado de: http://www.clubedaluz.com.br/Mamae.htm

Nenhum comentário: